RESULTADOS
DISTRIBUIÇÃO DA CULTURA
Na Flora Ibérica (2020), são mencionadas cinco espécies de Lycium, incluindo L. barbarum L. e L. chinense Mill. Nativas da China e naturalizadas em diferentes zonas da Península Ibérica.
L. barbarum L.
Norte e Centro de Espanha e Centro de Portugal
L. chinense Mill
Centro-Oeste e Nordeste da Península Ibérica
Segundo o “Manual de Boas Práticas para Culturas Emergentes - A cultura de bagas de Goji”, as condições climáticas ideais para a produção desta cultura traduzem-se em invernos longos e rigorosos seguido de verões quentes, apresentando uma elevada exposição solar e uma baixa precipitação. É então uma cultura que se adapta melhor a climas temperados e subtropicais, com um bom potencial de adaptação aos verões quentes e secos de Portugal.
Poderá haver várias regiões em território nacional com condições semelhantes às referidas, para a produção destas bagas de Goji, no entanto é necessário proceder a mais estudos de modo a determinar a sua viabilidade nessas regiões.
Requisitos Edafoclimáticos
CLIMA
SOLO
TEMPERATURA
-
Resistente tanto a temperaturas elevadas como a frios rigorosos, suportando temperaturas desde -23ºC até 38ºC;
-
Condições ótimas: temperaturas anuais entre 9ºC e 24ºC, com uma amplitude térmica diária média de 12 a 15ºC.
PRECIPITAÇÃO
-
Resistente a condições de seca, no entanto, é importante satisfazer as necessidades hídricas da cultura;
-
Em solo argiloso, estima-se que as necessidades hídricas da cultura sejam cerca de 25mm semanais.
EXPOSIÇÃO SOLAR
-
A exposição solar é um dos requisitos mais importantes a ter em consideração antes da implementação da cultura das bagas goji;
-
Necessidade de longas horas de exposição solar, tendo este fator climático um papel importante na qualidade final dos frutos, uma vez que promove o aumento do teor de sólidos solúveis nas bagas.
-
Prefere solos franco ou franco arenosos e com pH alcalino entre 7 e 8, apesar de ser resistente a solos com pH até 6.5.
-
A cultura não é resistente ao encharcamento, por isso os solos devem ser férteis e bem drenados.
-
Pode desenvolver-se em solos com elevada salinidade sem que haja a ocorrência de danos da cultura, contudo este tipo de solos não é o mais adequado para a sua produção, constituindo um fator limitante para o desenvolvimento do máximo potencial de produção e para a qualidade dos frutos