RESULTADOS
COMPORTAMENTO AGRONÓMICO
A validação do comportamento agronómico de L. barbarum ainda está a ser realizada, tendo sido, no entanto, validados alguns resultados para a espécie Lycium chinense Mill.
Para aumentar a sustentabilidade da cultura em modo de produção biológico testou-se, numa primeira fase, o efeito de Serendipita indica no desenvolvimento de Lycium chinense Mill., utilizando técnicas rápidas de diagnóstico para avaliar esse efeito na produtividade potencial da cultura.
Realizaram-se determinações em folhas de 30 plantas/tratamento utilizando técnicas não-destrutivas e não-intrusivas de fluorescência da clorofila e refletância.
Foram recolhidas, no campo, amostras de folhas para determinar o índice SPAD (Soil Plant Analysis Development). Este índice e a espectrofotometria permitiram determinar ainda o teor em clorofila
RESULTADOS
JUSTIFICAÇÕES
Não mostrou correlação com a quantidade de clorofila foliar medida espetrofotometricamente
Pode estar relacionado com a cobertura da folha por tricomas.
ÍNDICE SPAD
A análise do índice de reflectância fotoquímica (PRI) não evidenciou qualquer efeito da inoculação na eficiência do uso da luz
A performance fotoquímica integrada das folhas (PI), o qual indica a vitalidade das plantas, foi superior em plantas de L. chinense Mill. 4 semanas após a inoculação com S. indica.
Demonstra que o PRI é um parâmetro inadequado para medição directa nas folhas de plantas Goji de L. chinense Mill., apesar de ser frequentemente utilizado na avaliação do estado das culturas por análise remota.
Traduz-se numa maior eficiência fotoquímica de folhas da Lycium chinense Mill. devido à inoculação com Serendipita indica
O PI apresenta-se assim como um parâmetro promissor para uma avaliação da produtividade potencial das plantas Goji.
Não variou entre as plantas de L. chinense inoculadas e não-inoculadas com o biofertilizante.
Numa primeira análise dos espectros de refletância da folha foi demonstrado que o NDVI (Normalised Difference Vegetation Index), aumentou significativamente nas plantas inoculadas de Lycium chinense Mill., indicando um maior vigor das folhas destas plantas.
1
As plantas de sementes (A) e de estacas (B) apresentaram mais afilhamentos na presença dos biofertilizantes.
2
Os afilhamentos foram mais abundantes na presença do consórcio bacteriano.
3
As plantas provenientes de semente apresentaram maior biomassa total por planta na presença dos biofertilizantes nos tratamentos com o inóculo bacteriano e no tratamento com inóculo bacteriano mais S. indica.
-
Há um melhor desenvolvimento das plantas na presença de biofertilizantes principalmente quando o mesmo apresenta bactérias na sua composição;
-
Plantas provenientes de sementes: exista a tendência de responderem melhor à presença do biofertilizante
ANÁLISES AO SOLO
-
Não foram encontradas diferenças significativas a nível microbiano entre os solos do pomar de L barbarum var.turgidus e de L barbarum var barbarum.
As quatro enzimas extracelulares analisadas têm atividade catabólica, relacionada em particular com a degradação da matéria orgânica:
(Xyl)
(Nag)
(Gls)
(Pho)
β-xilosidase
Uma das enzimas mais importantes na degradação do xilano, que é o segundo maior constituinte das paredes celulares e um dos principais das hemiceluloses
N-acetilglucosaminidase
Uma das três enzimas que catalizam a hidrólise da quitina a açúcares aminados, que são as maiores fontes de N mineralizável nos solos e cuja atividade pode ser um potencial indicador da mineralização de N nos solos
β-xilosidase
Enzima do grupo das celulases envolvida na hidrólise de celuloses e hemiceluloses, convertendo celobiose a glucose constituinte das paredes celulares e um dos principais das hemiceluloses
Fosfatases
Enzimas pertencentes à classe das fosfohidrolases que catalisam a hidrólise do P orgânico nos solos. Foi observado uma maior atividade de Pho em solos com L barbarum var barbarum o que pode estar relacionado com a presença de mais bactérias solubilizadoras de fosfato.
Plantas Provenientes de Sementes
-
Apresentaram sempre um aumento de bactérias totais na presença de todos os biofertilizantes testados;
-
Apresentam um aumento das bactérias fixadoras de azoto na presença de biofertilizantes constituídos por consórcios de bactérias.
Justificação
-
As plantas de sementes trazem uma menor carga microbiana quando comparadas com as plantas de estacas, que já trazem a carga microbiana da planta anterior resultante do contacto com o solo.
-
A alteração da população microbiana ao nível das bactérias é mais notória após 3 inoculações em especial ao nível das bactérias fixadoras de azoto e solubilizadoras de fósforo;
-
A presença e o aumento populacional de microrganismos capazes de fixar azoto e solubilizar fosfato é importante, uma vez que estes microrganismos podem aumentar a disponibilidade de azoto e fósforo no solo e, consequentemente, reduzir a necessidade de introdução de fertilizantes químicos.
PRINCIPAIS CONCLUSÕES TÉCNICAS
O impacto da inoculação do solo com MPCP no biocontrolo de agentes fitopatogénicos também foi testado, embora não previsto no GO GojiBerries (resultados em adenda).
No entanto, deveria ser mais explorado num contexto de promoção da cultura de plantas goji em modo de produção biológico.
A análise dos principais componentes dos frutos contribuiu para avaliar as suas características nutracêuticas e perfil volátil:
-
Aminoácidos;
-
Açúcares;
-
Ácidos Gordos
Os resultados obtidos estão em linha com o que tem sido descrito para as bagas goji e não variam significativamente com a presença de MPCP.
A análise de componentes das folhas, particularmente a elevada capacidade antioxidante, suportam a sua promoção para preparação de tisanas em Portugal, tal como ocorre no Oriente.