RESULTADOS

COMPORTAMENTO AGRONÓMICO

A validação do comportamento agronómico de L. barbarum ainda está a ser realizada, tendo sido, no entanto, validados alguns resultados para a espécie Lycium chinense Mill.

 

Para aumentar a sustentabilidade da cultura em modo de produção biológico testou-se, numa primeira fase, o efeito de Serendipita indica no desenvolvimento de Lycium chinense Mill., utilizando técnicas rápidas de diagnóstico para avaliar esse efeito na produtividade potencial da cultura.

 

Realizaram-se determinações em folhas de 30 plantas/tratamento utilizando técnicas não-destrutivas e não-intrusivas de fluorescência da clorofila e refletância.

Foram recolhidas, no campo, amostras de folhas para determinar o índice SPAD (Soil Plant Analysis Development). Este índice e a espectrofotometria permitiram determinar ainda o teor em clorofila

RESULTADOS

Não mostrou correlação com a quantidade de clorofila foliar medida espetrofotometricamente

JUSTIFICAÇÕES

Pode estar relacionado com a cobertura da folha por tricomas.

ÍNDICE SPAD

A análise do índice de reflectância fotoquímica (PRI) não evidenciou qualquer efeito da inoculação na eficiência do uso da luz

A performance fotoquímica integrada das folhas (PI), o qual indica a vitalidade das plantas, foi superior em plantas de L. chinense Mill. 4 semanas após a inoculação com S. indica.

Não variou entre as plantas de L. chinense inoculadas e não-inoculadas com o biofertilizante.

Demonstra que o PRI é um parâmetro inadequado para medição directa nas folhas de plantas Goji de L. chinense Mill., apesar de ser frequentemente utilizado na avaliação do estado das culturas por análise remota.

Traduz-se numa maior eficiência fotoquímica de folhas da Lycium chinense Mill. devido à inoculação com Serendipita indica

O PI apresenta-se assim como um parâmetro promissor para uma avaliação da produtividade potencial das plantas Goji.

Numa primeira análise dos espectros de refletância da folha foi demonstrado que o NDVI (Normalised Difference Vegetation Index), aumentou significativamente nas plantas inoculadas de Lycium chinense Mill., indicando um maior vigor das folhas destas plantas.